Setores



PROGRAMAS EDUCATIVOS

Kit Didático
O Kit Didático do MASJ foi elaborado para dar suporte as aulas de pré-história regional, biologia, geografia e outras áreas afins. Este material é composto por um esqueleto e seis gavetas que tratam de temáticas como alimentação, tecnologia, esqueleto humano e estimativas de sexo e idade. O MASJ disponibiliza o kit didático para escolas.  

Como solicitar o Kit Didático?

A escola solicitante deve encaminhar correspondência ao MASJ solicitando o Kit Didático e informando o objetivo e prazo de utilização. Após aprovação do pedido, o MASJ entrará em contato para as provid


Projetos Educativos (ação educativa)
Contemplado, em 2007, pelo Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, o Projeto de Atendimento Educativo 2º, 3º e 4º Ciclos visa a sistematizar, discutir e apresentar questões relacionadas ao modo de se utilizar o museu enquanto espaço de educação e produção de conhecimento científico. O projeto se desenvolve a partir de várias propostas e estas, em etapas, nas quais a participação de professores e alunos será indispensável, desde o contato inicial com o museu, por meio de uma preparação prévia, até aavaliação final do trabalho na sua totalidade. 



Nesse projeto, os trabalhos se iniciam com os alunos do 2º ciclo (3ª série) que discutem os conceitos de alimentação e moradia. As atividades prosseguem no 3º ciclo (5ª série) contemplando a tecnologia e suas relações e encerram-se no 4º ciclo (7ª série) tratando-se do fenômeno da diversidade cultural presente no cotidiano.


Para os interessados em acessar nossos serviços educativos, basta contatar um dos educadores do museu para fazer o agendamento, no horário das 8:00 às 14:00h, através do telefone (047) 3433-0114.


Critérios para o Agendamento

Os grupos que participam deste projeto devem, necessariamente, estar agendados, previamente. Esse procedimento segue alguns critérios estabelecidos pela equipe de educadores do MASJ que visam a organizar a disponibilidade de recursos e o atendimento às prioridades do museu estabelecidas no Plano Diretor e de Metas da Instituição. Esses critérios são:

1º A instituição escolar deve estar próxima a um sítio arqueológico;

2º A escola deve ter um comprometimento com a proposta global do projeto que  envolve, no mínimo, as séries do 2º ciclo (3ª série), 3º ciclo (5ª série) e 4º ciclo (7ª série) do Ensino Fundamental;

3º A escola participante deve estar com a documentação  em dia com o MASJ;

4º O corpo docente da escola deve participar e/ou ter participado dos cursos, oficinas e palestras




Nenhum comentário:

Postar um comentário